Destine parte do Imposto de Renda para entidades assistenciais de Gramado

Sem custo algum ao bolso do contribuinte, para aderir a campanha basta informar ao contabilista a intenção de efetuar o repasse no momento da declaração do IR!

A destinação de parte da restituição do Imposto de Renda é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais, estimulando a proteção às crianças, adolescentes e idosos, além de fomentar atividades culturais, audiovisuais e desportivas. Através do Imposto de Renda, pessoas físicas podem doar até 6% do imposto se fizerem as contribuições ao longo do ano. Caso a doação ocorra durante a declaração, essa porcentagem se limita a 3%. No caso de pessoas jurídicas, o valor doado precisa corresponder a 1% do IR a ser pago pela empresa à Receita Federal.

Em Gramado as instituições aptas a receberem recursos do IR são o Comdica – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Municipal do Idoso. A secretária da Fazenda de Gramado, Sônia Molon, destaca que os valores destinados às organizações sociais no ato da emissão do IR podem sair tanto do imposto a ser pago quanto do que será restituído. “Ou seja, é um recurso que já seria pago à Receita Federal de qualquer forma, não comprometendo o orçamento do cidadão que está realizando a doação”, explica Sônia.

Já o secretário da Cidadania e Assistência Social, Ilton Gomes, ressalta a importância deste ato solidário. “Estamos falando de um valor significativo que pode voltar aos cofres do governo federal ou ficar aqui na cidade de Gramado, incentivando projetos que auxiliam muitas famílias em situação de vulnerabilidade social do nosso município”, avalia Ilton.

COMO PARTICIPAR
- Informar as despesas e rendimentos no sistema da Receita Federal;
- Verificar o cálculo feito pelo próprio programa sobre quanto é o imposto devido;
- Procurar o campo Resumo da Declaração – Doação Diretamente na Declaração;
- Selecionar o tipo de Fundo (Nacional, Estadual ou Municipal) - neste caso, para ajudar as entidades de Gramado é preciso selecionar o Fundo Municipal;
- Ou solicitar ao seu contabilista o interesse de destinar o recurso para alguma das entidades.