RAC completa 13 anos de atuação atendendo pacientes de alta complexidade

Rede envolve instituições públicas e privadas que trabalham de forma conjunta em defesa de crianças, adolescentes, mulheres e idosos em situação de vulnerabilidade social!

O auditório da Secretaria Municipal da Saúde de Gramado recebeu na tarde de segunda-feira (18) mais um encontro da RAC – Rede de Apoio à Cidadania, que presta atendimentos a pacientes de alta complexidade em situação de vulnerabilidade social. Criada em março de 2011 no município de Gramado, essa rede social de proteção ao cidadão está completando 13 anos de atuação, unindo instituições públicas e privadas que trabalham em conjunto em prol de crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

O presidente da RAC Gramado, psicólogo Edison Renato Mittmann, explica que os encontros são mensais, oportunidades em que os profissionais debatem e analisam cada caso. “A RAC é uma teia de apoio que envolve diversas instituições. Através do diálogo e da união de esforços conseguimos oferecer atendimentos e promover ações mais eficazes para estes casos emergenciais, realizando encaminhamentos e acolhimentos necessários”, relata Edison.

A RAC Gramado conta com a participação de representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil, Brigada Militar, Hospital Arcanjo São Miguel, Conselho Tutelar e APAE, além das Secretarias Municipais da Administração, Cidadania e Assistência Social, Educação e Saúde. “Agradeço o empenho e a dedicação de todos os profissionais que estão envolvidos neste processo. A RAC Gramado é referência na nossa região e ao longo destes 13 anos auxiliamos dezenas de famílias com ações coletivas através do diálogo, da cooperação e participação dos agentes institucionais”, ressalta o secretário da Saúde, Jeferson Moschen.