Projeto Miniarte Internacional abre exposição no Centro Municipal de Cultura de Gramado

Entre os dias 4 de maio e 4 de junho, o Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen recebe a mostra “Futura”, do Projeto Internacional Miniarte, com obras de 163 artistas de 12 países. Em sua 49ª edição, o projeto celebra os 20 anos ininterruptos de realização das mostras da Miniarte e a sua idealizadora, Clara Pechansky, homenageia os ex-coordenadores internacionais, os pioneiros e artistas já falecidos cujas obras constam do acervo do projeto, que reúne cerca de três mil imagens.

“Estou muito contente por resgatar artistas que participaram dessa história e ao mesmo tempo prestar homenagem aos que já se foram”, diz Clara, que é coordenadora geral internacional do projeto. Em Gramado, Clara conta com a assessoria local da artista Rita Gil.

Os artistas que expõem nesta edição são originários dos seguintes países: Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia, Irlanda do Norte, México, Portugal e Brasil. “A Miniarte, nestes 20 anos, criou uma grande teia de comunicação entre artistas. Tenho orgulho de ter sido a geradora dessa rede que até hoje se mantém viva, fazendo a teia crescer democraticamente, sem exigir currículo de ninguém, mas sempre de mãos dadas pela arte”, ressalta Clara.