Hoje é 07 de maio de 2024

Combate à dengue foi pauta de encontro entre municípios da região

A Administração Municipal de Gramado, representada pela Secretaria da Saúde, esteve presente na quinta-feira (25) em uma reunião realizada no município vizinho de Canela, promovida pela 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, com o propósito de debater o fluxo de trabalho dos municípios da região no combate à dengue. O ‘Encontro Regional das Equipes Técnicas da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e Atenção Básica da Macroserra’ contou com a presença de profissionais de Gramado, Canela, Caxias do Sul, Linha Nova, Picada Café e Nova Petrópolis.

Entre os temas abordados na reunião estavam o processo de triagem e acolhimento dos pacientes infectados ou suspeitos, as metodologias de combate ao mosquito Aedes aegypti, a importância da comunicação entre as vigilâncias dos municípios, entre outros. “Diariamente realizamos um trabalho de rastreio nas regiões da cidade que estão mais propensas à eclosão de ovos do mosquito. Nossas equipes de ponta estão treinadas e capacitadas para detecção de qualquer caso suspeito”, afirma Flávia Oliveira, diretora da Vigilância em Saúde de Gramado, lembrando que o município segue realizando nebulizações com baixo volume de inseticida pelas ruas, vistorias dos agentes de saúde em residências e áreas públicas, além de palestras orientativas para estudantes e moradores.

Representaram Gramado na reunião a diretora de Atenção Básica do município, Daniele Swaizer, o coordenador da Vigilância Ambiental, José Mário, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ellen Pedroso, a enfermeira Camila Collmann e a técnica Michele Paulus.

Vale ressaltar que o apoio e colaboração da população são fundamentais para o combate do mosquito da dengue. Todos têm o dever de cuidar da sua residência e local trabalho para eliminar os pontos com água parada.