Secretaria da Cultura lança concurso de booktubers

Alunos de escolas públicas e privadas devem gravar vídeos com indicações literárias sustentadas por resenhas críticas!

Com o objetivo de relacionar a internet e a literatura, a Secretaria da Cultura de Gramado lançou seu primeiro concurso de Booktubers. Com o slogan “Livro na mão, câmera em ação”, o concurso tem como premissa reconhecer que o ambiente digital está cada vez mais presente no dia a dia dos jovens, assim como estimulá-los a conectar esse universo ao da leitura e da resenha crítica.

A ideia é simples: alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental (categoria um) e do ensino médio em geral (categoria dois) de escolas públicas e privadas, além da comunidade em geral dos municípios da AMSERRA - Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Santa Maria do Herval, Nova Petrópolis e Picada Café (categoria três), gravam vídeos com indicações literárias sustentadas por resenhas críticas. Esses vídeos, que devem ter no mínimo três e no máximo 15 minutos, serão enviados para o e-mail editaiscultura@gramado.rs.gov.br até o dia 10 de maio. Posteriormente serão avaliados por uma comissão julgadora composta por um representante da Secretaria da Cultura, um representante da Secretaria de Educação, um representante da AGLA – Academia Gramadense de Letras e Artes e um representante do CMPC - Conselho Municipal de Política Cultural de Gramado e um representante da Biblioteca Pública Municipal Cyro Martins.

Os vencedores de cada categoria serão anunciados no dia 5 de junho, dentro da programação do segundo Festival Internacional Literário de Gramado – FiliGram, quando receberão premiação em dinheiro, com recursos oriundos do Fundo Municipal de Cultura: 1º lugar de cada categoria: R$750,00 (setecentos e cinquenta reais); 2º lugar de cada categoria R$ 500,00 (quinhentos reais); 3º lugar de cada categoria R$ 300,00 (trezentos reais). O Regulamento está disponível no site da Prefeitura Municipal de Gramado, link da Secretaria da Cultura, aba ‘Atas e Editais’. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail editaiscultura@gramado.rs.gov.br e ou pelo whatsapp (54) 8401-7707.