Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Participaram do ato, o prefeito Nestor Tissot, o vice-prefeito Luia Barbacovi, o secretário de Planejamento, Rafael Bazzan, o secretário da Cultura Ricardo Bertolucci Reginato, a secretária do Meio Ambiente Cristiane Bandeira, o promotor de justiça Max Guazzelli e o coordenador geral do concurso e representante do Instituto de Arquitetos do Brasil, Marcelo Arioli Heck.

O concurso teve inscritos de todas as regiões do país. “Todos os participantes dessa ideia estão de parabéns porque foi um concurso desafiador. Não é fácil fazer um projeto para uma cidade que recebe 8 milhões de visitantes por ano e estamos felizes com o resultado até agora, porque vemos que vai beneficiar toda a população”, destacou o prefeito Nestor Tissot.

A equipe vencedora, composta por Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, conta que o objetivo do projeto era requalificar o parque e entregar um ambiente mais conectado com o entorno. “A gente se sente feliz por ter sido contemplado com o primeiro lugar e vai ser um prazer desenvolver o projeto executivo junto com a equipe da Prefeitura”, disse Diego.

O secretário de Planejamento, Rafael Bazzan, resumiu o concurso com uma frase do arquiteto catalão Manuel de Solà-Morales: “O mais importante que a arquitetura pode trazer atualmente ao cidadão é o sentimento de pertencimento. É nas cidades, nas boas cidades, que nós vivemos com o sentimento de estarmos compartilhando”.

As pranchas dos projetos vencedores podem ser conferidas no link: https://concursolagojoaquina.org.br/propostas-cadastradas/