Lançamento do projeto afroletramento para professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal

Na última segunda-feira (19), ocorreu o lançamento do projeto Afroletramento junto aos professores dos anos iniciais e equipes pedagógicas do Ensino Fundamental do município de Gramado.

Estiveram presentes na formação a Secretária da Educação, Simone Tomazelli Andreis, a procuradora-geral do município, Mariana Melara Reis, o defensor público de Gramado, Igor Menini, e o vice-prefeito, Luia Barbacovi. O evento foi marcado por uma formação pedagógica com a temática do material didático adquirido e como utilizá-lo em sala de aula.

O vice-prefeito Luia Barbacovi esteve na abertura do evento e destacou a importância do tema, aproveitando para desejar um bom início de ano letivo às equipes. “O acolhimento e a inclusão marcam as crianças para o resto da vida e por isso esse trabalho da Educação é tão importante. Que tenhamos um bom ano de 2024”.

O projeto conta com a aquisição de obras literárias voltadas para os alunos de 1º a 5º anos, do escritor Edergênio Negreiros Vieira, que esteve presente na formação para falar sobre Afrocentricidade, Literatura e Afroletramento.

Após esse momento, a professora Marina Minhote, representante da editora Inteligência Educacional, apresentou os materiais e as diversas maneiras de como trabalhá-los com os estudantes, bem como demonstrou a utilização da plataforma com  conteúdo digital, suporte para a prática pedagógica dos docentes.

O defensor público de Gramado, Igor Menini, ressaltou a necessidade da representatividade presente nesses materiais didáticos. “Este evento é um passo importante para o Termo de Cooperação de Combate à Discriminação Racial que assinamos em março de 2023. Com essa abordagem, conseguimos instruir os cidadãos para que tenham uma visão crítica e a noção da necessidade de construirmos uma sociedade justa e inclusiva”, disse.