Boa tarde!
Hoje é 19 de maio de 2024

Lançamento do projeto afroletramento para professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal

Lançamento do projeto afroletramento para professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal

Na última segunda-feira (19), ocorreu o lançamento do projeto Afroletramento junto aos professores dos anos iniciais e equipes pedagógicas do Ensino Fundamental do município de Gramado. 

Estiveram presentes na formação a Secretária da Educação, Simone Tomazelli Andreis, a procuradora-geral do município, Mariana Melara Reis, o defensor público de Gramado, Igor Menini, e o vice-prefeito, Luia Barbacovi. O evento foi marcado por uma formação pedagógica com a temática do material didático adquirido e como utilizá-lo em sala de aula.

O vice-prefeito Luia Barbacovi esteve na abertura do evento e destacou a importância do tema, aproveitando para desejar um bom início de ano letivo às equipes. “O acolhimento e a inclusão marcam as crianças para o resto da vida e por isso esse trabalho da Educação é tão importante. Que tenhamos um bom ano de 2024”.

O projeto conta com a aquisição de obras literárias voltadas para os alunos de 1º a 5º anos, do escritor Edergênio Negreiros Vieira, que esteve presente na formação para falar sobre Afrocentricidade, Literatura e Afroletramento. 

Após esse momento, a professora Marina Minhote, representante da editora Inteligência Educacional, apresentou os materiais e as diversas maneiras de como trabalhá-los com os estudantes, bem como demonstrou a utilização da plataforma com  conteúdo digital, suporte para a prática pedagógica dos docentes. 

O defensor público de Gramado, Igor Menini, ressaltou a necessidade da representatividade presente nesses materiais didáticos. “Este evento é um passo importante para o Termo de Cooperação de Combate à Discriminação Racial que assinamos em março de 2023. Com essa abordagem, conseguimos instruir os cidadãos para que tenham uma visão crítica e a noção da necessidade de construirmos uma sociedade justa e inclusiva”, disse.


Crédito: Ascom/PMG