Bom dia!
Hoje é 27 de abril de 2024

Vigilância Ambiental reforça cuidados com a dengue em cemitérios

Vigilância Ambiental reforça cuidados com a dengue em cemitérios

A Vigilância Ambiental de Gramado tem realizado diversas vistorias nos cemitérios das linhas rurais de Gramado e vem encontrando muitos pontos de água parada, inclusive com larvas, nos vasos de plantas e outros recipientes. Por isso, vale ressaltar a importância dos cuidados que devem ser tomados nesses locais:

 

- As flores levadas aos túmulos devem estar plantadas em vasos com furos, pois as com caule cortado precisam de vasos com água, o que pode servir de criadouro ao mosquito Aedes aegypti;

- Outra orientação é não deixar garrafas ou sacos plásticos, nem qualquer outro recipiente vazio sobre os túmulos, incluindo embalagens plásticas e celofanes. As flores artificiais também devem ser evitadas porque, quando chove, estes materiais acumulam água e podem se transformar em criadouros do mosquito.

 

Além dos cemitérios, é essencial que se realize o combate à dengue dentro de casa, eliminando recipientes com água parada, descartando pneus velhos, limpando com frequência e mantendo tampadas as caixas d'água. “Pedimos que toda a comunidade tenha esses cuidados porque estamos nos aproximando do verão, que é um período de grande proliferação”, destaca o coordenador da Vigilância Ambiental, José Mario.

 

Crédito: Ascom/PMG