Hoje é 18 de maio de 2024

Defesa Civil de Gramado e Prefeitura atendem ocorrências em diversos pontos do município

Desde às 16h de ontem (29) até o início desta manhã foram registrados mais de 60 chamados entre ocorrências e solicitações de vistorias!

As equipes da Defesa Civil Municipal e da Prefeitura de Gramado, por meio das Secretarias de Obras, de Meio Ambiente, de Agricultura e da Subprefeitura da Várzea Grande, estão mobilizadas desde o final da tarde de segunda-feira (29), quando fortes chuvas atingiram o município, a região e o Estado. Conforme dados repassados pela Defesa Civil de Gramado, foram contabilizados mais de 60 chamados entre as 16 horas de ontem e o início desta manhã, envolvendo registros de ocorrências e solicitações de vistorias em residências.
Uma casa na Linha Araripe sofreu destelhamento devido aos fortes ventos e os moradores receberam lonas para amenizar os prejuízos. Já nas proximidades da localidade Altos da Viação Férrea a garagem de uma residência foi atingida por lama que desceu de uma encosta e uma casa no Loteamento Mazzurana, na Várzea, foi interditada pela Defesa Civil. Também foi registrado um deslizamento na RS-115 na noite de ontem, seguido por um acidente de trânsito. Equipes trabalham na retirada de árvores caídas na localidade Carazal e nas ruas Tristão de Oliveira (Centro), Serafim Benetti (Floresta) e FG Bier (Planalto).
Um dos pontos mais atingidos foi o bairro Várzea Grande, com registros de pequenos pontos de deslizamentos e transbordamento de bueiros nas Avenidas 1º de Maio e do Trabalhador. Uma casa no bairro Carniel foi invadida pela água e ruas centrais também sofreram com alagamentos. “Estamos trabalhando de forma ininterrupta desde o final da tarde de ontem, contando com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar. A comunidade deve fazer contato pelos nossos canais oficiais”, relata Cássio Júnior, coordenador da Defesa Civil de Gramado. A população deve solicitar apoio pelos telefones (54) 9.9629-6160 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros). As áreas de riscos afetadas pelas fortes chuvas de novembro de 2023 estão sendo monitoradas pela Defesa Civil.
A Secretaria de Obras também informa que está trabalhando em um trecho da RS-373 na Serra Grande, que está bloqueado devido ao acúmulo de material na via, pois a tubulação não suportou o grande volume de água. “Alertamos os motoristas e moradores que a estrada está totalmente bloqueada e estamos atuando para desobstruir o mais rápido possível”, afirma o secretário de Obras, William Rodrigo Camillo. Outra equipe está na Estrada do Moleque, na Várzea Grande, que tem acúmulo de lama na pista. Já o posto de Estratégia da Saúde da Família do bairro Pórtico está fechado devido a falta de energia.

AULAS NA REDE MUNICIPAL

As aulas na Rede Municipal de Ensino não foram suspensas, apesar de algumas instituições registrarem danos causados pelas chuvas como nas Escolas Henrique Bertoluci Sobrinho (Casagrande), Alberto Pasqualine (Linha Araripe), Maximiliano Hahn (Carniel), Presidente Vargas (Avenida Central) e no ginásio da Escola Vicente Casagrande (Altos da Viação Férrea). “As aulas não foram suspensas, solicitamos auxílio das famílias que puderem permanecer com os filhos em casa. Estamos atuando desde a tarde de ontem no reparo de algumas escolas que foram atingidas, mas como a chuva não amenizou ainda não foi possível normalizar a situação e o atendimento aos alunos fica comprometido. Em razão do ocorrido e do bem estar das crianças, contamos com a compreensão de todos”, revela a secretária de Educação, Simone Tomazelli Andreis.